Como descobrir informações falsas


A informação é tão importante como as ruas, avenidas e estradas por onde viajamos.
Se te contam uma mentira, podes perder-te no caminho, ou demorar umas horas a mais para chegar ao teu destino. Mas se souberes as regras tudo se torna mais fácil.


✅ Assim, em primeiro lugar:

PARA

Esta é a regra número 1:

Há as notícias verdadeiras que seguem o método jornalístico e das quais já ouviste falar nas aulas de Português.
E, depois, há as outras, as pretensas notícias, chamadas "fake news" ou, para evitar o anglicismo e sermos mais rigorosos, a desinformação.
A desinformação não é somente a falta à verdade, pode ser também uma forma tendenciosa de relatar as histórias ou, pior, uma forma de te manipularem, convencendo-te de que uma mentira é verdade, tentando mudar as tuas convicções sobre assuntos importantes da nossa sociedade, como o ambiente, o racismo, as vacinas...


✅ Seguidamente:

ESCUTA

O QUE SÃO NOTÍCIAS?

• Trata-se, resumindamente, de informações verificáveis de interesse público. Quando vemos, ouvimos ou lemos informação nova sobre uma variedade grande de temas, como o desporto, celebridades, saúde, música ou política, entre tantos outros, isso são notícias.

• Os meios de difusão das notícias também são variados, televisão, rádio, jornais, sites, revistas, redes sociais. Importa chamar a atenção para a facilidade com que, atualmente, criamos e partilhamos histórias com a família e amigos e de como essa é ma forma poderosa e em crescimento de difundir informação falsa.


O QUE SÃO "FAKE NEWS"?

• ou notícias falsas, são aquelas que não se baseiam em factos reais ou cujos acontecimentos foram alterados. Pode ser, por exemplo, um anúncio ou uma fotografia manipulada para enganar as pessoas.


O QUE É A DESINFORMAÇÃO?

• um processo através do qual se produz uma manipulação das convicções na opinião pública, que parte da criação de factos falsos (ou fake news), utiliza um sistema de difusão dessa mensagem com recurso a software de partilha (bots e perfis falsos criados para o efeito) e visa difundir ao maior número possível de pessoas a convicção de que se trata de uma informação verdadeira.


O QUE SÃO BOTS?

• Os bots são robots ou aplicações automáticas que automatizam tarefas na Internet. Podem ser usados de forma abusiva por redes de fake news para passar a imagem de que há muita gente a defender aquelas ideias (quando é apenas um máquina, ou uma pessoa contratada que cria vários perfis diferentes e lhes escreve a mesma mensagem).


✅ Por fim:

OLHA

As notícias devem ser ...

  • verdadeiras,
  • imparciais,
  • representativas,
  • interessantes.

Quando contas uma história a alguém, na escola ou em casa, tenta pensar como um jornalista. Estas são as regras básicas. Faz um jogo: conta uma coisa importante que te tenha acontecido, a ti ou aos teus amigos, seguindo estes quatro passos:

1. Verdade acima de tudo. Parte de factos verdadeiros e não te ponhas a adivinhar nem a inventar nada.
2. O que fazes é serviço público. Trata todas as pessoas com respeito e lembra-te que somos mesmo todos iguais. Não faças troça de ninguém. Trata os outros como gostarias que te tratassem.
3. Numa história estão em jogo vários lados. Assegura-te que os incluis a todos. Não interessa qual é o teu.
4. Questiona o interesse da história para os outros. Faz muitas perguntas para descobrires mais detalhes e factos novos. 


Como descobrir a desinformação?


A desinformação é como uma cena de crime, tem muitas pistas para que os bons detectives, como tu, as consigam descobrir. Estas são as perguntas que os bons detectives das fake news têm de fazer:

SERÁ QUE ESTA NOTÍCIA É FALSA?

Pistas:

  • Nunca ouviste falar da organização onde foi publicada,
  • Não foi republicada em mais nenhum órgão noticioso,
  • O endereço do website parece estranho,
  • O design da página é pouco comum,
  • Tem muitos erros ortográficos,
  • Não tem citações.


É UMA NOTÍCIA TENDENCIOSA?

Pistas:

  • Só mostra um lado da história,
  • Tenta convencer-te a fazer alguma coisa ou tenta levar-te a acreditar em algo,
  • A manchete é enganadora,
  • O relato usa e abusa de linguagem valorativa (uns são bons, óptimos: outros são maus, ladrões…) para descrever as pessoas envolvidas,
  • Se estas duas perguntas te deixaram com suspeitas, muito provavelmente estás quase a descobrir uma fake news. Só tens de seguir o teu instinto e confirmar.

Pistas:
Os acontecimentos relatados não se baseiam em provas, como: citações, imagens, estatísticas ou números. É um rumor ou uma especulação.


Agora, tens uma decisão a tomar!

A decisão mais importante!

As fake news só funcionam se as pessoas, como nós, acreditarem nelas e as partilharem. Mas tu já fizeste a tua investigação e chegaste a uma conclusão. E agora tens de escolher:
Vou partilhar?
Quando partilho uma coisa online estou a dizer às pessoas que acho que é VERDADE
Não vou partilhar!
Quando não partilhas porque tens dúvidas estás a parar a "corrente" da desinformação.

Fonte: verdadeoumentira.dge.mec.pt/pt/detetive-das-fake-news


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora