Chuva de Meteoros
Chuva de meteoros é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu (radiante). Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita.
Os cometas podem produzir detritos, por exemplo, pelo arrastamento de partículas pelo vapor que se desprende do cometa quando este se aproxima do Sol.
Os detritos entram na atmosfera em alta velocidade e entram em combustão, formando as chamadas estrelas cadentes.
As chuvas de meteoros são nomeadas de acordo com o nome da constelação na qual se localiza o radiante.
Texto baseado em dados da Wikipédia
2025
Gemínidas: uma das últimas e mais intensas chuvas de estrelas do ano brilha nos céus de Lisboa pouco antes do Natal
Depois das Perseidas e das Leónidas, a penúltima chuva de estrelas - e uma das mais intensas do ano - brilha nos céus de Lisboa. O pico de atividade das Gemínidas decorre de 13 a 14 de dezembro.
Depois do espetáculo das Perseidas em agosto, que proporcionaram um autêntico desfile frenético de estrelas cadentes, visível a olho nu, e das Leónidas em novembro, já é possível observar outro fenómeno astronómico nos céus de Lisboa: a chuva de estrelas Gemínidas.
Segundo o site especializado Starwalk, as Gemínidas são visíveis de 4 a 20 de dezembro, estando o seu pico de atividade previsto de 13 a 14 de dezembro (sábado e domingo, respetivamente), estimando-se um número médio de 120 a 150 meteoros por hora. Esta taxa de atividade aliada ao facto de viajarem a 35 quilómetros por segundo faz destas uma das mais intensas chuvas de estrelas do ano.
Em:
lisboasecreta.co/chuva-de-estrelas-geminidas
2024
Chuva de meteoros Eta Aquáridas em Portugal
Em 2024, começa a 19 de Abril e termina a 28 de Maio. A maior intensidade será entre os dias 5 e 6 de Maio.
Perseidas em Portugal
Em 2024, a chuva de meteoros começa a 17 de Julho e termina a 24 de Agosto. O dia de maior intensidade está previsto ser 12 de Agosto.
